Desembrulhe e boa leitura

Desembrulhe e boa leitura

terça-feira, 2 de julho de 2013

Sobre o pessimismo

Ser pessimista...

Não significa achar que o mundo é uma porcaria.
É perceber que o mundo está uma porcaria. E não ter a pretensão de achar que as coisas tendem a melhorar.
Não é achar que os seres humanos são ruins por natureza.
Mas perceber que, mesmo com bondade no coração, normalmente as pessoas seguem pelo caminho que os leva a machucar uns aos outros.
Não é pensar que todas as pessoas são burras.
É saber que a inteligência é usada para trazer dor e miséria para muita gente, alimentando o lado perverso da humanidade. E compreender a estupidez existente nesse fato.
Não implica em só ver o lado feio das coisas.
Implica em notar que o lado bonito só se mostra pra nós ocasionalmente.
Não é pensar que não há ninguém que tente melhorar o mundo ativamente.
É constatar que essas pessoas são raras e que elas sofrem por serem raras e estarem sozinhas na maior parte de sua luta.
Não é desistir de lutar.
É não contar com a vitória. E muitas vezes lutar mesmo sabendo que é uma batalha perdida.
Não é achar que a sorte não existe.
Mas que o azar nos persegue de forma perversa e implacável.

Então não tente me fazer otimista.
O fato é que eu compreendo a verdade por trás de algumas coisas.
Eu não acho impossível que coisas boas aconteçam comigo. Claro que acontecem. Já aconteceram. Mas é um fato que sempre foi algo com o qual eu não contava. E justamente por não contar com isso, eu pude valorizá-las.
Se a gente conta com coisas incertas, tendemos à decepção.
Se não contamos com nada de bom, de vez em quando a sorte nos sorri.
Se contamos com o azar, conseguimos lidar melhor com ele.
Se não contamos com o azar, ele nos derruba.

Existe amor no mundo.
Existem coisas boas.
Eu sei disso.
Você não tem que ser pessimista como eu.
Mesmo pessimista, eu posso sorrir pra você.
Também não vou condenar seu otimismo, se você o tiver.
Eu sei da importância de ver o lado bom das coisas.
Mas fica o alerta: O lado miserável está sempre à espreita.

Os olhos dos otimistas brilham quando se deparam com as coisas boas da vida.
Eles veem como uma confirmação de que seu otimismo não foi em vão.
Porém, quando um pessimista se depara com as coisas boas da vida...
O brilho é muito maior. O suficiente pra emocionar qualquer coração gelado.
Pois o pessimista não contava com isso, pois sua lógica não permite.
Estar diante de algo bom para um pessimista é como estar vivendo um sonho. Ele sabe que é real, mas sabe que vai acabar logo. É como se deparar com um tesouro, sabendo que vai perdê-lo.
O brilho no olhar de um pessimista revela a raridade do momento que ele está vivendo.

Sou pessimista.
Não conto com a sorte.
Dou valor às coisas.
Recebo as coisas boas de braços abertos.
Porque nunca conto com elas.
Meu pessimismo não me permite esquecer
Das coisas que considero importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário