Desembrulhe e boa leitura

Desembrulhe e boa leitura

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Conversa faceana sobre o papel da Polícia no contexto atual.

  • Após eu compartilhar um vídeo (e comentá-lo), entrei numa conversa com um amigo meu.
    Aqui vai minha publicação e a conversa que foi gerada por isso.

    - Depois do 'Desfile Popular', manipulado pelo Governador que desviou o trânsito para manter o povo comportado, a polícia expulsa os manifestantes da praça do Derby. A sensação era algo como: "A festa acabou, agora vaza todo mundo. E quem não vazar tá fudido."
    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&

    Após a publicação do vídeo, inicia-se o diálogo abaixo:

    Ian - Rapaz, sem querer elogiar a polícia, mas eu tava no Derby na hora e teve depredação, pichação das paradas de ônibus, quebra-quebra de lixeiras e pedra jogada contra os policiais (neste último caso, porém, acho que foi em legítima defesa).
  • Evandro - Man... Palavras do policial: "A ordem que eu tenho agora é de tirar todo mundo. E se você não sair, você vai sofrer."
    E outra: O verdadeiro patrimônio de um país é seu povo, que é vandalizado todos os dias. Eu não estou querendo incitar o ódio contra a
    polícia não. Mas o prejuízo causado por depredação ao patrimônio material é insignificante se comparado às vidas e à dignidade do povo que é esmagado diariamente. E a polícia desempenha um papel ativo de violência contra o povo, isso é fato!
  • Ian - isso é. Mas aí a gente vai bater naquela tecla de procurar a origem do mal. E o fedor é de merda muito velha e meio escondida. De um jeito ou de outro, concordo que meter a porrada não é solução. Falta diálogo.
    Evandro - A polícia não é a origem do mal. É o braço do poder. E o poder está oprimindo quem devia ser amparado. Simples assim. Ao pensar nas questões sobre quem exerce poder sobre quem, fica bem mais fácil perceber o que é que de fato está errado.
  • Ian - O problema está nas alternativas, brother. Todo mundo sabe que algo tá errado lá em cima. Mas aí, o que é lá em cima mesmo? Lá em cima é aqui em baixo também. E fazer as coisas da maneira errada é tirar uma bosta e colocar outra no lugar. O problema é de legitimidade. Os políticos são uma merda porque a gente é uma merda.
  • Evandro - Os policiais, inclusive, são oprimidos pelos detentores de poder. Que os usam como ferramentas de opressão e muitos sofrem uma verdadeira lavagem cerebral corporativa. Isso é uma forma de alienação que os impedem de questionar as ordens que recebem. É a autonomia do pensamento individual o que está sendo violado, seja dos policiais ou do povo em geral.
  •  Evandro - E não vamos nos enganar. Não são apenas os políticos que detêm poder. Também temos grandes empresários e vários tipos de instituições, inclusive religiosas. Mas "A gente é uma merda", você diz. Não vamos esquecer que o pensamento de "é melhor tirar vantagem sempre que puder" é uma forma de alienação. Porque faz a pessoa ignorar a noção do todo, que é o que o que diferencia a 'Sociedade' de simplesmente um 'amontoado de gente'.

    Ian - Nunca disse isso. Pelo contrário. A gente, enquanto ente coletivo, está uma merda, foi o que quis dizer. Tudo isso, os protestos, ocorre por uma razão: a insatisfação popular, somada com a "moda" do momento. Legal, excelente. Mas aí eu me refiro à ideia de que os políticos que estão são os políticos que escolhemos. Tá, não é como se houvesse boas opções. Mas, se o brasileiro estivesse mesmo descontente, abundava voto branco/nulo. Acho que não se tratar de falar "deles", os políticos. "Eles" também são "nós". É uma questão de reformulação global de ideias, de repensar o todo em termos de instituições.
     
  • Evandro - E essa alienação é institucionalizada. Tanto pelo governo, como pelas instituições, como pelos mais de comunicação. Além da alienação econômica, que impede que o povo tenha condições monetárias de se tornar mais esclarecido. Ex: O pobre até tem um computador às vezes, mas não tem acesso a internet banda larga. Ele pode entrar no face, mas não pode ver os vídeos porque demora muito tempo pra carregar. Enquanto isso, a TV manipula informação. Além do mais, ele não tem uma educação de qualidade para discernir informação legítima de informação manipulada. Tudo isso gerado pela escassez de recursos que lhe é imposta. 
  • Evandro - Mas o voto é obrigatório. Pessoas que não tem acesso livre à informação, nem senso crítico são obrigadas a votar. E manipuladas para votar em A ou B. Além da cultura do voto, que é uma desculpa usada para abusos de poder. Vale salientar que os políticos no poder não estão sozinhos. Eles são apoiados por uma Elite, que acha que não vive no mesmo mundo que o povo e que não quer se misturar. Logo, o voto constitui um símbolo de legitimação do poder. Onde as pessoas são enganadas descaradamente e obrigadas a aceitar os abusos com a desculpa de que: "Você votou, agora aguenta".
  •  Ian - ora, então você considera que toda a pessoa com senso crítico vota branco/nulo? Mas, mesmo que votasse, por onde passa a solução do problema? O que quero dizer é que a força não está sendo canalizada. Você vê destruição em todo ponto. Junte tudo isso como uma lança num alvo só. Quem aguenta? Mas não existe isso. Por quê? Porque não há um projeto. E pessoas como essas, que depredam, são as sobras de um sistema marginal e marginalizador. Claro que os políticos são culpados. Mas o nosso silêncio, nós que temos instrução e consciência crítica, e nossa falta de projeto único e de carisma com o resto da população, isso é que realmente faz as coisas permanecerem como estão. Nenhuma dominação é perfeita. Não jogo os problemas no PM. Jogo os problemas em mim, em nós. O PM incluso.

  • Evandro - Mas a violência policial tem que ser denunciada. Porque é através da polícia que o Estado impõe sua força sobre o cidadão. A polícia tem como dever legítimo proteger o cidadão e não oprimi-lo. Se está havendo opressão, isso tem de ser denunciado. Até para a própria polícia se dar conta de que o papel que está desempenhando não condiz com seu dever real. Quanto a questão dos votos, eu não acho que as pessoas com senso crítico votem em Branco/Nulo como eu e você costumamos fazer (tamo junto, brother) . Mas essa falta de senso crítico, juntamente com a obrigatoriedade do voto, permite a formação dos famosos 'Currais Eleitorais'. E é por isso que a maior parte dos político se preocupam mais em trabalhar nas suas campanhas do que em cumprir seu dever, que é ouvir e atender da melhor forma possível as necessidades da população. O grande problema do país é que as pessoas não querem cumprir com seu real dever. Porque o sistema atual sustenta a ilusão de que ter poder te transporta para outro mundo, onde se pode fazer o que quer sem se preocupar com consequências.
  • Ian - Isso é. O nosso desafio agora é canalizar as energias. O momento é propício pra isso mesmo. Não podemos é deixar um protesto virar aquela coisa ufanista, nacionalista, proto-fascista que foi ontem. Onde, aliás, se defendia tudo, desde o fim do projeto da "cura gay", até "salve o mico-leão-dourado" (sério!). Ah, concordo com a denúncia da ação da polícia. Sem incentivar a violência contra ela, claro.

  • Evandro - Pois é. A grande dificuldade é a de 'identificar os inimigos', expressão tão usada desde sei lá quantos anos atrás para criticar a nossa geração e incentivar a apatia. Então vamos relaxar, tomar uma água, sentar e parar pra pensar. Analisar friamente os mecanismos responsáveis por permitir qualquer tipo de abuso. E meios para evitar esses abusos. Já existe claramente um inimigo comum a todos os brasileiros: Os abusos cometidos pelos detentores de poder. Onde "as instituições exercem mais poder sobre um cidadão do que ele exerce sobre si próprio." (tirei essa frase de algum texto e achei útil usá-la)
    Então lutar contra os abusos é o nosso foco maior. É isso o que eu penso, pelo menos.

    PS: Posso colar nossa conversa no meu blog? Prometo omitir nossos nomes, se assim preferir.

    Ian - Pode. Coloca os nomes se quiser, por mim está ótimo.
  • Evandro - Massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário