Desembrulhe e boa leitura

Desembrulhe e boa leitura

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Nota de Abertura

Estou iniciando esse blog para publicar textos de minha autoria. Acredito que seja um momento propício para isso. O conteúdo e formato dos textos será bastante variável. Pretendo atualizá-lo sempre que eu escrever algo. Também postarei textos escritos anteriormente à criação do blog (no momento todos, exceto esta nota). Desejo a todos, uma boa leitura.


O texto a seguir foi escrito ontem pela manhã, sendo a coisa mais recente que escrevi.



DIREITOS HUMANOS

Durante a história da humanidade nunca ouvi falar de alguém com poder nas mãos que respeitasse, de fato, os direitos das pessoas. Enquanto houver poder, a noção de direito será sempre variável e manipulada pelos poderosos. Quando me perguntam minha posição política, não costumo dar uma resposta clara. Mas a verdade é que eu simpatzo fortemente com o Anarquismo. Ao contrário do que se prega, Anarquismo não significa jogar tudo pro ar e tornar o mundo um caos desesperado. 
A filosofia anarquista entende a própria noção de poder como algo nocivo e prega que essa é a natureza da maioria dos problemas da humanidade. Quando o poder cai nas mãos de pessoas estúpidas (que tem aos montes por aí), podemos testemunhar absurdos como um fanático religioso (de uma religião de mercado, onde milagres são vendidos) presidindo a comissão de direitos humanos do país. 
O ser humano nunca soube lidar muito bem com o poder. Nossa própria espécie oprime de forma esmagadora todas as outras formas de vida no planeta, ao ponto que isso se torna uma ameaça a nós mesmos e põe em risco o futuro que teremos quando os recursos naturais se esgotarem (e não falta tanto assim).
Uma vez um amigo disse que o Brasil se tornar um país de maioria evangélica não só era preocupante, como também perigoso. O perigo do poder nas mãos dos pastores evangélicos é que eles são, em sua maioria, intolerantes e alienadores. Como nós vemos, eles pregam que tudo o que não é de sua religião é obra do demônio. Alguém com esse tipo de pensamento não levará em consideração direitos humanos, caso acreditem que estão diante do satanás.
Portanto a grande luta que se deve travar não se trata de defender os direitos de um grupo ou de outro, mas de lutar contra aqueles que nunca respeitaram os direitos de ninguém. Trata-se de lutar contra quem usa do poder para oprimir e subjugar os outros. Assim, não apenas os grupos sociais como todo o mundo pode ter a chance de um futuro mais decente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário