Desembrulhe e boa leitura

Desembrulhe e boa leitura

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Um mundo... Melhor?

Uma vez me disseram que o mundo seria melhor se todo mundo falasse o que pensa. Não sei exatamente no que a pessoa estava pensando quando disse isso, mas achei isso realmente valioso. Essa busca pela sinceridade e desejo por um mundo mais verdadeiro é algo realmente bonito. Apesar disso, acho que nem sempre isso é prático. Nem sempre o momento é propício a dizer o que pensa. Nem sempre o que pensamos é o que queremos dizer. Às vezes simplesmente não encontramos palavras. Ou mesmo que encontremos, a ideia dizê-las possui uma dimensão grande o suficiente para nos tirar a fala.

Por isso, acho que falar o que pensa não é tão fácil assim. Eu acredito que o que mais nos impede de falar o que está em nossa mente são as consequências do que se dirá. Quando se pensa nisso, as pessoas costumam ser cuidadosas ao dizer as coisas. Pois dependendo do que for dito coisas boas ou ruins podem acontecer. Também podem acontecer mal-entendidos, mesmo que se diga o que pense. Ou simplesmente o efeito oposto ao que se pretendia obter ao dizer as coisas.

Eu acho que a minha descrença na funcionalidade da sinceridade se deve ao fato de eu já ter falado bastante o que eu penso. Acredito que já falei até mais do que devia e isso não teve o efeito desejado. Por causa disso tenho guardado para mim a maioria dos meus pensamentos. Aprendi na prática o valor disso, porque sei que nem sempre meu pensamento interessa às pessoas. Mas hoje me lembrei que existe alguém que acredita que o mundo seria um lugar melhor se as pessoas falassem o que pensam. Por isso, não tenho o direito de negar essa contribuição para seus sonhos.

E, por acreditar que o que se passa na cabeça das pessoas tem valor, peço a todos que lerem isso...
Quando pensar em algo que valha a pena ser dito, digam. Mesmo que traga problemas de vez em quando. Meu cuidado em escolher palavras nada mais é do que um meio para me virar nesse mundo cão. Por isso eu faço questão de escutar as pessoas, mesmo quando dizem coisas que não me agradam. Um mundo onde não se pode dizer o que se pensa é muito pior do que um mundo onde se ouve o que não quer.

Espero que quem tenha me dito isso, continue pensando assim. Como todos sabem, o mundo é cruel e pode ser que essa ideia tenha mudado em sua cabeça. Mas seria uma pena se isso acontecesse, porque assim esse texto seria em vão. Afinal eu não tenho interesse em criar um mundo que não faça parte de seus sonhos. Além do mais, não estou escrevendo para mudar o mundo. Estou escrevendo porque lembrei do que ela me disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário