Desembrulhe e boa leitura

Desembrulhe e boa leitura

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Ho ho ho

Acredito que o natal seja a época mais doente da sociedade ocidental.
Embora tenha todas aquelas ideias de união, fraternidade, amor ao próximo e solidariedade...
Ainda assim é a época onde as pessoas ficam mais loucas, mais hipócritas, mais superficiais e mais estressadas no ano. Claro que todo mundo se diverte ao fazer um banquete (seja chique ou simples). Também é verdade que crianças pobres ganham presentes de campanhas de doação, além de que há uma espécie de boa vontade que faz com que as pessoas não tenham coragem de negar um prato de comida para alguém que pede na noite de natal. Os ricos são capazes até de colocar um bom pedaço de peru e maionese de batata para dar a um pedinte (afinal, vai sobrar mesmo). Mas desde o dia anterior até o momento exato do banquete é correria, stress, agonia, gritaria, impaciência, brigas e fúria generalizada. Afinal de contas o banquete tem que estar pronto, a casa arrumada, as bebidas geladas... Tudo pra receber um monte de gente chata que só sorri pra você nessas ocasiões. E é óbvio que ninguém quer se dar ao trabalho. Mas para não ficar mal com a família, todo mundo suporta o fardo de preparar um banquete de natal (que demora uns 2 ou 3 dias até comerem tudo).
Fora o banquete, tem os presentes. Tem sempre alguém da família que sempre compra a mesma coisa, tem sempre aquele que promete dar depois e nunca cumpre a promessa e às vezes tem alguém que dá um presente incrível que você vai lembrar por vários anos (com sorte pro resto da vida). Também tem aquele que nunca traz presente, mas ninguém se incomoda com isso (pelo menos ele não prometeu nada). Muita gente acha que tem obrigação de dar presentes de natal. Eu nem sou cristão e, mesmo assim, recebo presentes de natal (cada vez menos, quando se compara com a infância). Eu não vou recusar, até porque todos gostam de presentes. Então eu também visto minha carapuça da hipocrisia. Visto um sorriso, agradeço e desejo feliz natal como o bom cristão que eu não sou.
E quem se aproveita de tudo isso é o comércio. As ruas, os shopping e as lojas parecem formigueiros super populosos. As pessoas enlouquecidas atrás de promoções ou de produtos da moda. A nova geração de um celular (que vai ficar defasado em menos de um ano), roupas, maquiagem, chocolates e toda uma lista de quinquilharias que as pessoas se sentem obrigadas a comprar pra família, amigos, colegas de trabalho, etc.
13º salário é um exemplo de como o trabalhador é trouxa. A verdade é que a grande maioria dos trabalhadores deveria receber salários melhores. Mas, como isso não é interessante a quem paga o salário, sai mais barato dar um salário extra no fim do ano (já que a receita aumenta nessa época). E o que é que o trabalhador faz? Gasta tudo em bugigangas. Bom, não vou julgar ninguém. Boa sorte com as dívidas, de qualquer forma.
E eu nem vou comentar da galera que canta parabéns pra Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário